quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Plástico de Mandioca

PLÁSTICO DE MANDIOCA PARA EMBALAR ALIMENTOS É BIODEGRADÁVEL E PODE SER COMIDO

Pesquisadores da Escola Politécnica USP desenvolveram um filme plástico à base de amido de mandioca e açúcares. Projetado para ser utilizado em embalagens, o plástico é biodegradável, comestível, tem propriedades antibacterianas e pode mudar de cor de acordo com o estado de conservação do produto.
A novidade ainda está em fase de desenvolvimento, mas pode ser uma alternativa para um grave problema ambiental. O Brasil consome cerca de 4 milhões de toneladas de plástico anualmente e recicla apenas 16,5% desse total, de acordo com a Associação Brasileira de Embalagens. Um terço corresponde ao plástico filme e dois terços ao plástico rígido. A estimativa para a decomposição desses materiais no ambiente é de cerca de cem anos.
Além da redução de lixo, por ser biodegradável, a invenção poderá reduzir os conservantes sintéticos dos alimentos, devido à ação antimicrobiana. O produto é resultado do pós-doutorado da engenheira química Cynthia Ditchfield, do Laboratório de Engenharia de Alimentos do Departamento de Engenharia Química da Poli.
A pesquisadora faz parte de uma equipe supervisionada pela professora Carmen Tadini. O projeto tem apoio da FAPESP na modalidade Auxílio a Pesquisa. Cynthia contou com uma bolsa de pós-doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.
A busca de um polímero natural biodegradável é uma tendência mundial. “Utilizamos o amido de mandioca como base com a intenção de agregar valor, uma vez que o Brasil é o segundo maior produtor mundial do tubérculo”, disse Cynthia à Agência FAPESP.
De acordo com a pesquisadora, o novo plástico filme possibilitará a fabricação de embalagens ativas que, além de proteger, interagem com o produto, agregando novas utilidades. Um exemplo é a ação antimicrobiana. “Adicionamos ao material da embalagem produtos como cravo e canela, que são antimicrobianos naturais. O resultado é um aumento da vida útil do produto na prateleira”, explicou.
Indicador de acidez
Outra característica ativa da nova embalagem é a indicação de acidez. Segundo Cynthia Ditchfield, muitos alimentos, quando se deterioram, sofrem alterações no pH, que fica mais ácido. Em contato com o alimento, o plástico muda de cor, indicando se as condições estão boas.
“O indicador de pH pode dar segurança ao consumidor de que o produto não está estragado ou passou por más condições. A embalagem também pode indicar, por exemplo, se um produto está em boas condições, ainda que a validade tenha expirado”, explicou.
Para a mudança de cor da embalagem, os pesquisadores utilizaram extratos naturais de repolho roxo, uva e cereja. “São pigmentos do grupo das antocianinas, que mudam de cor com o pH”, disse. O repolho foi o mais eficiente nos testes, mas a uva seria interessante para possibilitar uma nova destinação para as sobras da fabricação de vinho. “Fizemos testes com resíduos de vinícolas e eles foram bem satisfatórios.”
Cynthia explica que a matéria-prima utilizada na embalagem é barata, mas que não há ainda estimativas se o produto será mais caro do que os plásticos convencionais. A definição dependerá do processo industrial que for adotado.
“Ainda precisamos desenvolver a embalagem, principalmente em relação à barreira de umidade e à função antimicrobiana. Faltam testes de aplicação e melhoramento. Depois disso, será preciso projetar a produção industrial”, disse.
Para a pesquisadora, o produto deverá chamar a atenção da indústria após a fase de testes preliminares. “Todos os elementos utilizados no produto – a mandioca, a sacarose e os compostos antimicrobianos – são produzidos e exportados pelo Brasil. A idéia é agregar valor a produtos nacionais”, afirmou.
Fábio de Castro
Agência FAPESP

Fonte: Inovação Tecnológica

Unicentro abre concurso para contratar professores

A Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), que em 2010 está completando vinte anos de existência, quer ampliar seu quadro de professores. Com campi em Guarapuava e Irati, a instituição está realizando concurso para contratação de 140 docentes, em diversas áreas do conhecimento.

Na área de ciências agrárias e ambientais, por exemplo, são oferecidas as vagas em Agronomia (2 vagas), Bioenergia (2), Engenharia Rural (1), Fitossanidade (2), Medicina Veterinária (4), Engenharia Florestal (2), Engenharia Ambiental (5) e Engenharia de Alimentos (2).
Já na área de Ciências Exatas e Tecnologias, há necessidade de profissionais em Engenharia de Alimentos (2 vagas), Ciência da Computação (3), Física (3), Matemática (2) e Química (4). Porém, também existem vagas para os setores de Ciências Humanas, Letras e Artes; Ciências da Saúde; e Ciências Sociais Aplicada.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet, através do site www.unicentro.br, de 1.º e 20 de outubro de 2010, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 100,00 (via boleto bancário).

Mais informações podem ser obtidas junto à Diretoria de Concursos e Avaliação da Unicentro, nos telefones (42) 3621-1084 ou (42) 3621-1047 ou através do e-mail dircoav@unicentro.br.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Estágio na AmBev (Cuiabá) !!!!

Chacon,
 
Conforme eu te falei estamos precisando de estagiário e hoje também abriu uma vaga para alguém formado, mesmo para quem é formado não é necessário experiência, o importante é ter atitude para fazer as coisas, disponibilidade de mudanças, enfim ser uma pessoa disposta e com vontade de encarar rotinas de fábrica, se tiver pessoas interessadas e que vc possa indicar pede para enviar curriculum para o meu e-mail da AmBev ciamas@ambev.com.br
 
O que posso te falar também que a AmBev é uma empresa que tem muitas oportunidades de crescimento e tem ótimos benefícios, unimed gratis, 13º e 14º salários, bonus por atingimento de metas, entre outros.
 
Aguardo curriculos.
 
Grande abraço.
 
Aryson M. Andrade de Souza

Programa de Trainee da Schincariol 2011

Olá,

Gostaríamos de seu apoio da divulgação do Programa de Trainee da Schincariol 2011. Por favor divulguem aos alunos desta Instituição.

As inscrições devem ser feitas no site www.traineeschincariol.com.br

Obrigado pelo apoio.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

UFPR abre inscrições para mestrado e doutorado em Tecnologia de Alimentos - 2011

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Paraná divulgou os editais para os processos seletivos de mestrado e doutorado. Serão ofertadas doze vagas para cada processo e as inscrições terminam em 30 de novembro. São três etapas de seleção. A primeira consiste na avaliação da documentação e currículo entregues na secretaria do programa. A segunda será uma prova escrita aplicada no dia 10 de dezembro. Já na terceira o candidato terá que defender sua capacidade de desenvolver os trabalhos científicos no programa. As duas primeiras fases são eliminatórias e a última, classificatória.

Para se inscrever o interessado deve consultar o edital e preencher o formulário de inscrição no site www.posalim.ufpr.br. Depois disso, deve providenciar a entrega da documentação, especificada no edital, até a data limite para inscrições.

Assessoria de Comunicação da UFPR



terça-feira, 21 de setembro de 2010

Limpeza e Sanitização na Indústria de Alimentos


fonte Anvisa
1.INTRODUÇÃO

A limpeza e a sanitização na indústria alimentícia são de fundamental importância no controle sanitário dos alimentos e visa, sobretudo, a segurança e a qualidade dos mesmos, a fim de evitar perdas econômicas (devido à deterioração e contaminação dos produtos por microorganismos, especialmente pelos de ação patogênica) e problemas relacionados à saúde pública.

Ao longo do trabalho, analisaremos como a higiene industrial auxilia na obtenção de um produto com uma vida de prateleira mais longa, atendendo às exigências dos padrões microbiológicos; quais são as fontes de contaminação dos alimentos; quais as medidas sanitárias adotadas pelas empresas no que se refere às instalações físicas e equipamentos, no emprego de pessoal em condições higiênicas satisfatórias, e no processo de higienização dos alimentos; e por fim, sobre a importância quando se observam os aspectos econômicos e comerciais, pois a produção de alimentos seguindo normas adequadas de controle de qualidade viabiliza os custos de produção e satisfaz aos anseios dos consumidores.

2. FUNDAMENTOS DE HIGIENE

Para que os programas de higiene, limpeza e sanitização tenham fortes impactos nas fábricas de processamento de alimentos é necessária que se estude a sua viabilidade, desde a escolha do local da indústria, do projeto de sua construção e instalação, seus equipamentos, a seleção de seus empregados, etc., ou seja, observar todos os momentos da realização dos processos (EVANGELISTA, 2003).

2.1 Higiene na construção e instalação da fábrica

2.1.1 Escolha do local

O local de construção do prédio deve ser livre de fontes de contaminação que possam vir a oferecer risco às condições gerais de higiene e sanidade da empresa e com isso, do próprio produto industrializado (SBCTA, 2000a).

2.1.2 Planta e construção do prédio

As plantas, os edifícios e instalações devem ter construção sólida e sanitariamente adequada; todos os materiais usados na construção e na manutenção não devem transmitir nenhuma substância indesejável ao alimento e os edifícios e instalações devem impedir a entrada e o alojamento de insetos, roedores e ou pragas e também a entrada de contaminantes do meio, tais como: fumaça, pó, vapor, e outros. Os edifícios e instalações devem ser projetados de maneira que seu fluxo de operações possa ser realizado nas condições higiênicas, desde a chegada da matéria-prima, durante o processo de produção, até a obtenção do produto final (BRASIL, 1997).

A contaminação cruzada deve ser evitada através de instalações e fluxo de operações adequadas. As áreas de recepção e lavagem de matérias-primas in natura (animais ou vegetais) devem ser isoladas. Os sanitários e vestiários não devem ter comunicação direta com as áreas do processamento. As portas externas dos mesmos devem ter sistema de fechamento automático (SBCTA, 2000b).

2.1.3 Pisos

Duas características importantes devem presidir a feitura dos pisos: a primeira no que diz respeito ao material empregado que deve ser de ótima qualidade e a segunda, ao declive necessário do piso em direção ao ralo, para que a água de lavagem se escoe com facilidade (EVANGELISTA, 2003).

Os pisos devem ser de material resistente ao trânsito, impermeáveis, laváveis, e antiderrapantes; não possuir frestas e serem fáceis de limpar ou desinfetar. Os líquidos devem escorrer até os ralos (que devem ser do tipo sifão ou similar), impedindo a formação de poças (BRASIL, 1997).

Antes do início da jornada de trabalho, é indispensável que o piso esteja convenientemente limpo, nas seções de recepção, beneficiamento e industrialização, devendo esta limpeza manter-se da melhor maneira possível no decorrer dos trabalhos, sendo necessário para isso a lavagem com água abundante, sob pressão, mantendo-se, entretanto, todo cuidado para evitarem-se respingos sobre os produtos (BRASIL. HIGIENIZAÇÃO NA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS .Disponível em: www.laticinio.net .Acessado no dia:19/05/2009.

2.1.4 Paredes

As paredes devem ser revestidas de materiais impermeáveis e laváveis, e de cores claras. Devem ser lisas e sem frestas e fáceis de limpar e desinfetar, até uma altura adequada para todas as operações. Os ângulos entre as paredes e o piso e entre as paredes e o teto devem ser abaulados herméticos para facilitar a limpeza. Paredes e tetos devem ser construídos e acabados de modo a impedir acúmulo de poeira, minimizar a condensação e desenvolvimento de mofo e permitir fácil higienização, assim como as janelas e outras aberturas devem ser construídas de maneira a se evitar o acúmulo de sujeira, e, as que se comunicam com o exterior, devem ser providas de proteção anti-pragas. As proteções devem ser de fácil limpeza e boa conservação. As portas devem ser de material não absorvente e de fácil limpeza. (BRASIL, 1997).

2.1.5 Ventilação

A ventilação suficiente dos ambientes confinados é extremamente necessária por impedir fenômenos de condensação e por dificultar o desenvolvimento microrgânico nas paredes e no teto e até mesmo a contaminação do produto que está sendo elaborado. Nos recintos destinados ao armazenamento de alimentos (matérias-primas ou produtos já elaborados) que facilmente impregnam e absorvem odores do ambiente (geralmente produtos gordurosos), devem ser dotados de sistema de ventilação e umidade controladas (Evangelhista, 2003).
O ar insuflado ou comprimido para as áreas de processamento deve ser seco, filtrado e limpo. A direção do fluxo de ar nunca deve ser de uma área contaminada para uma área limpa (SBCTA, 2000a).

2.1.6 Iluminação

Para que haja iluminação correta, deve haver quantidade hábil de luz e inexistência de reflexos prejudiciais, pois um recinto com boa iluminação não só assegura uma ótima visibilidade e segurança do operador, como põe em maior evidência os focos de sujidades do alimento que surgem, principalmente durante a fabricação de alguns alimentos freqüentemente expostos às fontes de contaminação e que são identificados pela inspeção (Evangelista, 2003).

2.2 Desenho, distribuição e instalação dos equipamentos

Todos os equipamentos e utensílios devem ser desenhados e construídos de modo a assegurar a higiene e permitir uma fácil e completa limpeza e desinfecção e, quando possível, devem ser instalados de modo a permitir um acesso fácil e uma limpeza adequada, apresentando para tal superfícies lisas e isentas de rugosidades, frestas e outras imperfeições que possam comprometer a higiene dos alimentos ou sejam fontes de contaminação. Deve evitar-se o uso de madeira e de outros materiais que não possam ser limpos e desinfetados adequadamente, a menos que se tenha a certeza de que seu uso não será uma fonte de contaminação (BRASIL, 1997).
Segundo Evangelista (2003), algumas das principais características que devem ser observadas nos desenhos dos equipamentos visando uma eficiente prática de limpeza e sanitização nas indústrias de alimentos são:
a) Rápida desmontagem e limpeza;
b) Superfície lisa e contínua;
c) Abolição dos cantos vivos e pontos mortos;
d) Exclusão de dobras, soldaduras, chanfraduras e costuras com rebarbas ou ranhuras, em contato com o produto;
e) Fácil limpeza das superfícies em contato com os alimentos;) Impossibilitar a contaminação do produto por metais;
g) Distância adequada entre os equipamentos e o piso, para facilitar a limpeza de ambos;
h) Registro de saída, preferencialmente cônico, bem perto do corpo do equipamento;
i) Abolição de buchas vedantes;
j) Ausência de roscas na parte interna da tubulação;
k) Facilidade de inspeção visual quanto aos seus aspectos higiênicos;
l) Entre vários outros pontos.

Qualidade do material da superfície de contato com alimentos
Todo o equipamento e utensílio utilizado nos locais de manipulação de alimentos que possam entrar em contato com o alimento devem ser confeccionados de material que não transmitam substâncias tóxicas, odores e sabores que sejam não absorventes e resistentes à corrosão e capaz de resistir a repetidas operações de limpeza e desinfecção (BRASIL, 1997. Os materiais mais utilizados nas indústrias são: aço inoxidável, metal brando, cobre, bronze, alumínio, latão, titânio, concreto, ligas de cobre e bronze, de cobre e níquel, vidro, borracha, madeira, tecido de algodão e lona (Evangelista, 2003).

3.PRINCÍPIOS BÁSICOS DE HIGIENIZAÇÃO
As operações de limpeza e sanitização na indústria alimentícia contribuem de forma importante no controle higiênico sanitário dos alimentos e assim na qualidade do produto final. A limpeza tem por objetivo primordial a remoção de resíduos orgânicos e minerais aderidos às superfícies, constituídos principalmente por proteínas, gorduras, carboidratos e minerais e pode ser definida como o processo de remoção das contaminações visíveis da superfície, podendo ocorrer também uma diminuição substancial da carga microbiana contaminante. A remoção dos resíduos tem como objetivo principal "livrar" as superfícies de substâncias que possam servir para fixação, abrigo e desenvolvimento de microrganismos e que podem interferir no desempenho dos equipamentos. A sanitização objetiva eliminar microrganismos patogênicos e reduzir o número de saprófitas ou alteradores a níveis considerados seguros.

A limpeza e a sanitização estão baseadas numa seqüência de quatro operações:
1)pré-lavagem
2)limpeza com detergentes
3)nova lavagem
4)sanitização
A limpeza e a sanitização devem ser consideradas como operações complementares, ou seja, somente com uma limpeza adequada das superfícies é possível obter-se uma sanitização eficiente e econômica.

2.1 Operações de limpeza e sanitização

Quando se fala em limpeza e sanitização, alude-se, primeiramente à água, pois esta representa o principal agente ou veículo responsável pelas atividades de higienização. Limpar significa, principalmente, lavar, remover toda e qualquer sujidade que possa estar presente nos recintos da indústria e da produção animal. Tratando-se de limpeza de instalações, equipamentos e utensílios devemos considerar todos os elementos atuantes na limpeza: a água, detergentes, sanitizantes, agentes mecânicos, qualidade dos resíduos depositados (natureza das sujidades), características do material das superfícies, as técnicas para limpeza e sanitização que serão utilizadas, entre outros fatores. Agora, para se atingir o equilíbrio dos diversos elementos citados acima e o sucesso nas operações de higienização, existem quatro preceitos básicos que devem ser seguidos e monitorados periodicamente nos procedimentos de higiene: o tempo de exposição, a temperatura, a ação mecânica e a ação e nível de concentração dos agentes químicos (SBCTA, 2000a).

1. Tempo de exposição: no processo de limpeza e sanitização, representa o grau de exposição da superfície a produtos químicos (detergentes e sanitizantes). O tempo de exposição das superfícies aos agentes sanitizantes deve ser respeitado de acordo com indicação dos fabricantes dos produtos.

2. Temperatura: tem como principal objetivo favorecer a remoção das sujidades para obtenção de uma eficiente higienização, porém, a temperatura deve ser adequada quanto à natureza da superfície em que vai ser aplicada e também as características do produto químico, se aplicados concomitantemente. Para uma maior ênfase quanto à importância da temperatura na higienização, podem-se citar dois exemplos clássicos e práticos: pedra do leite (sais de cálcio e magnésio), com a aplicação de temperaturas acima de 70 C, a tendência é que ocorra formação de incrustações; e os resíduos de sangue em frigoríficos, na presença de água, à temperatura abaixo de 15 C, que têm sua remoção dificultada.

Tabela 1 - Implicações da temperatura sobre os principais componentes das sujidades.

Componentes
Alterações pelo aquecimento
Carboidratos
- Caramelização;
- Maiores dificuldades na remoção;
Lipídios
- Polimerização;
- Maiores dificuldades na remoção
Proteínas
- Desnaturação;
- Maiores dificuldades na remoção;
Sais minerais monovalentes
Geralmente sem interações com outros constituintes; mais difícil a limpeza;
Sais minerais polivalentes
Geralmente sem interações com outros constituintes; mais difícil a limpeza;
Fonte: SBCTA, 2000a.

3. Ação mecânica: consiste na retirada das sujidades em contato com as superfícies por ações físicas juntamente com a ação química dos produtos.
Exemplos: água pressurizada por equipamento tipo lava jato, esfregação com o auxílio de esponjas e escovas de cerdas, etc. A ação mecânica remove as sujidades mais grosseiras permitindo uma melhor limpeza na pré-lavagem e uma maior atividade dos detergentes.

4. Ação química e nível de concentração: é realizada pelos detergentes e sanitizantes. Sua ação e concentração vão depender basicamente das características das sujidades e das superfícies a serem aplicados.

2.2 Etapas das operações de limpeza e sanitização

As operações de limpeza estão relacionadas às seguintes etapas: remoção dos resíduos, primeira lavagem (pré-lavagem), limpeza com detergentes e enxágüe. As etapas relacionadas às operações de sanitização consistem: aplicação de sanitizante e lavagem final.

De acordo com SBCTA (2000a),pode-se fazer a descrição das etapas relacionadas às operações de limpeza e sanitização da seguinte forma:

Etapa 1. Remoção dos resíduos.
Consiste na retirada de resíduos sólidos, líquidos e gasosos em contato com os equipamentos, utensílios, instalações, por processos manuais ou automáticos.
 Etapa 2. Pré-lavagem.
A etapa de pré-lavagem tem por objetivo dissolver a maioria dos resíduos das superfícies através da aplicação de jatos de água fria, jatos de água quente e jatos de vapor de água. A etapa de pré-lavagem é de grande valor, por reduzir a população microrgânica, através de sua ação diluente de grande parte dos resíduos existentes. A temperatura da água vai depender da natureza da sujidade a ser removida. É uma operação de grande importância no sentido de reduzir a quantidade de resíduos aderentes aos equipamentos e, quando efetuada de forma adequada, chega a remover até 90% do material solúvel presente. Essa operação é comumente conduzida com o emprego de água ligeiramente aquecida (38 a 46 C) já que a água excessivamente quente é prejudicial, uma vez que pode causar a coagulação (desnaturação) de proteínas, resultando assim numa aderência maior e, consequentemente, dificultando a operação d elimpeza. Já a lavagem com água fria pode resultar na solidificação de gorduras nas superfícies, prejudicando a eficiência da limpeza.

A importância da água no processo de pré-lavagem
Á água é o solvente usado na lavagem dos equipamentos de alimentos e, por isso, deve ser quimicamente pura. O fornecimento da água de boa qualidade é essencial ao funcionamento da indústria de alimentos, sendo usada não só na operação de limpeza e sanitização, mas também no processamento, transferência de calor, produção de vapor, etc. Dependendo da sua utilização, a água deve ter certas características como potabilidade (própria para o consumo humano), dureza, teor de metais tóxicos, contagem microbiológica dentro de certos padrões, ausência de odor e sabor indesejáveis, etc. em função da fonte fornecedora (água de subsolo, rios, lagos, reservatórios, água já tratada do município, etc.) e do uso final da água (limpeza, processamento, etc.) é recomendável que a indústria de alimentos, sempre que possível, tenha o seu próprio tratamento de água.

O tratamento de água envolve diferentes métodos baseados nos seguintes princípios:
- armazenamento em reservatórios por período longo;
- filtração lenta em areia;
- coagulação química e filtração rápida em areia;
- combinação da remoção de dureza e ferro da água seguida de coagulação química e filtração rápida;
- remoção da dureza;
- remoção de manganês e ferro;
- desinfecção;
Na água de limpeza, a sua dureza é muito importante, podendo ser uma dureza temporária ou permanente. A dureza temporária, devido à presença de carbonatos e bicarbonatos de cálcio e de magnésio, é eliminada pelo aquecimento (ebulição), transformando em carbonatos insolúveis que precipitam e são removidos. Já a dureza permanente é devida à presença de cloretos, sulfatos e nitratos de cálcio e de magnésio, que necessitam de outros tratamentos para serem eliminados.
A dureza total é a soma das durezas temporária e permanente, sendo calculada pela determinação quantitativa de Ca+ e Mg+ e comumente expressa em ppm de CaCO3.

Tabela 2 - Classificação quanto à dureza da água
Tipo de água
Dureza (em ppm)
Água mole 0 a 60
Água moderadamente dura 60 a 120
Água dura 120 a 180
Água muito dura Mais que 180

A diminuição da dureza da água pode ser feita por tratamento térmico, soda, agentes seqüestrantes e troca iônica (zeólitos e resinas trocadoras de íons).
Além da diminuição da dureza, outros tratamentos são recomendados para a água de limpeza, dependendo de cada caso.
Para mostrar as diferentes possibilidades de tratamento de água, mencionaremos algumas operações recomendadas na obtenção da água pura para ser usada na formulação de alimentos: aeração, sanitização, tratamento com cal, coagulação (com sulfato de alumínio), sedimentação e filtração por areia.

Etapa 3. Aplicação de detergentes
Essa etapa consiste na aplicação dos detergentes sobre as superfícies a serem limpas. É uma operação simples de ser realizada, contudo bastante complexa quando se fala na escolha do detergente a ser utilizado , pois estes devem obedecer às necessidades de remoção dos resíduos. Essa etapa é realizada, na maioria das vezes, com o auxílio de ações mecânicas, aumentando sua eficiência.
A palavra detergente significa literalmente algo que limpa.
A limpeza com detergente é, talvez, a operação mais importante, exigindo um conhecimento aprimorado das características dos detergentes e das suas condições do emprego. Um detergente ideal deve apresentar as seguintes características:
- solubilidade rápida e completa;
- não ser corrosivo;
- capacidade de remover a dureza da água;
- boa capacidade umectante e de penetração;
- ação emulsificante;
- ação de dissolver resíduos sólidos;
- ação dispersante, desfloculante ou de suspensão;
- ação germicida;
- ter fácil ajuste de pH, segundo o objetivo da operação;
- ação enxaguante;
- atóxico;
- econômico;
- estável durante o armazenamento.

A ação da solução de limpeza deve ser atingida por uma série de quatro etapas básicas:
1) a solução de detergente entra em contato íntimo com o resíduo a ser removido, através de suas características umectantes e penetrantes;
2) deslocamento de resíduos sólidos e líquidos da superfície por ação saponificante em gorduras, peptizante em proteínas e dissolvente em minerais;
3) dispersão dos resíduos no solvente por ação dispersante, desfloculante ou emulsificante;
4) evitar a redeposição dos resíduos na superfície através das características de lavagem.
É de todo interesse conhecermos a natureza do resíduo a ser removido para termos uma limpeza adequada. De maneira geral, os agentes estranhos na superfície dos equipamentos são carboidratos, lipídios, proteínas e minerais. A tabela 3 mostra algumas características próprias desses agentes.

Tabela 3 Características dos componentes residuais nos equipamentos

Componente

Solubilidade
Facilidade de remoção
Carboidratos
    Solúveis em água
    Fácil
Lipídeos
   Insolúveis na água
   Solúveis em álcalis
   Difícil
Proteínas
   Insolúveis na água
   Muito difícil
Sais minerais monovalentes
   Solúveis na água
  Solúveis em ácidos
  Facil ou difícil
Sais minerais polivalentes
  Insolúveis na água
  Solúveis em ácido
  Fácil ou difícil

Na formulação de um detergente procura-se atender, ao máximo, às características apresentadas anteriormente. A tabela 4 mostra alguns tipo de detergentes com suas funções principais.

Tabela 4 Características dos principais componentes de limpeza
Tipo de detergente

Funções principais
Alcalinos (básicos)
Deslocamento de resíduos por emulsificação, saponificação e peptização.
Ácidos
Controle de depósitos minerais; amolecimento de água.
Agentes tensoativos (surfactantes)
Ação umectante e penetrante; ação dispersante; evita redeposição de resíduos.
Fosfatos complexos
Deslocamento de resíduos por emulsificação e peptização; dispersão de resíduos; amolecimento de água; evita deposição de resíduos.
Agentes quelantes
Amolecimento de água; controle de depósitos minerais; peptização; evita redeposição.

Principais tipos de detergentes

DETERGENTES ALCALINOS
Os detergentes alcalinos destacam-se por sua ação dissolvente sobre alimentos sólidos (proteínas) e por mostrarem boa capacidade emulsionante. São os mais tradicionais e os de maior utilização do mercado.

DETERGENTES ÁCIDOS
Os detergentes ácidos caracterizam-se por sua ação na remoção de sujidades alcalinas presentes em superfícies. Devido a essa propriedade, os detergentes ácidos têm sido bastante empregados, ultimamente, porém, em grau menor do que os alcalinos. Quando associados a complexos solúveis iodados, os detergentes ácidos são esterilizantes e podem ser empregados sem perigo. A aplicação de detergentes ácidos tem sido solução para os problemas provocados pela ação de detergentes alcalinos, nos latões de leite; nestes, o meio alcalino favorece a multiplicação de bactérias dos gêneros alcaligenes e Pseudomonas. Assim, a presença de detergente ácido demonstra sua eficácia no controle do número de microorganismos, através da redução do odor inconveniente e da preponderância de bactérias solidificantes.

Os ácidos integrantes dos detergentes classificam-se em dois grupos: inorgânicos e orgânicos.

Detergentes ácidos inorgânicos
Os detergentes com ácidos inorgânicos (ácidos clorídrico, fosfórico e nítrico) já foram empregados para a remoção de crostas endurecidas, nos equipamentos das indústrias de alimentos (especialmente a de laticínios), e dos depósitos de fosfato de cálcio (pedras de leite), produzidas nas superfícies quentes, em razão do processamento do leite. O abandono e a redução do uso de detergentes ácidos inorgânicos devem-se à sua propriedade corrosiva, capaz de afetar a segurança dos manipuladores e o material das instalações da fábrica. Dentre os vários tipos de ingredientes ácidos (inorgânicos) empregados na produção de detergentes ácidos, podemos citar: o ácido acético, que, por ser bastante volátil, não pode ser empregado em detergentes ácidos; o ácido cítrico, que, apesar da inconveniência de preço, é de bom emprego nos produtos de limpeza, devido à sua solubilidade em água (2 a 20 C;pH 2,20); o ácido clorídrico, que é empregado para remover resíduos incrustados de equipamentos pesados, sem problemas sérios de perda de ferro; o ácido fosfórico, que apresenta emprego desfavorável no que diz respeito à camada de fosfato que produz sobre o ferro, que é apenas protetora e não preventiva do processo corrosivo; entre outros.

Detergentes ácidos orgânicos
Os compostos de limpeza com ácidos orgânicos substituem, geralmente, os detergentes contendo ácidos inorgânicos, pois não apresentam a propriedade de corrosão. Entre outras vantagens dos detergentes orgânicos, estão a de sua influência em impedir a formação de pedras do leite e a de contribuir para a conservação do equipamento.

DETERGENTES SURFACTANTES
Classificados com surfactantes, estes detergentes são compostos de vários ativadores de superfície, com a finalidade de estabelecer ao produto melhores qualidades umectantes e de penetração. Os agentes surfactantes, em razão de sua estabilidade na água dura e em soluções não alcalinas, são melhores que os sabões. Tais propriedades provém de vários agentes umectantes, dispersantes, emulsionantes e detergentes, que diminuem a tensão superficial e interfacial. Essa diminuição da tensão superfacial e interfacial das suas soluções em água permite mais fácil emulsão das gorduras.

CONCLUSÃO
Os procedimentos de higiene e sanitização visam prevenir e corrigir problemas que possam levar à contaminação microbiológica, física ou química dos alimentos, com o intuito de preservar a pureza, a palatabilidade, e portanto, a qualidade dos alimentos. Objetiva-se, desse modo, a obtenção de um produto que, além das qualidades nutricionais e sensoriais, tenha uma boa condição higiênico-sanitária, não vindo a oferecer quaisquer riscos à saúde do consumidor.

Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos". Disponível em: http://e-legis.anvisa.gov.br/leisref/public/search.php .
coloca o nome do site e depois da mesma forma. disponivel em www.seilá.com.br .
BRASIL. Ministério da saúde. Aprova o Regulamento Técnico sobre "Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos". Disponível em: http://e-legis.anvisa.gov.br/leisref/public/search.php .
BRASIL. Ministério da saúde. Aprova o Regulamento Técnico sobre "Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos". Disponível em: http://e-legis.anvisa.gov.br/leisref/public/search.php .
coloca o nome do site e depois da mesma forma. disonivel em www.seilá.com.br
BRASIL. Ministério da saúde. Aprova o Regulamento Técnico sobre "Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos". Disponível em: http://e-legis.anvisa.gov.br/leisref/public/search.php . Acessado no dia: 19/05/2009.

Larissa- Ebah.com.br
19/09/2010
Faculdade: UFPA
Curso: Engenharia de Alimentos

domingo, 19 de setembro de 2010

Como se fabrica salsicha

A salsicha é um produto de alimentação. É feita a partir de carne crua, gordura animal, ervas e especiarias e outros ingredientes. Normalmente, a salsicha obtém seu formato por conta de sua embalagem comestível, historicamente feita dos intestinos de animais, e, mais modernamente, fabricada de forma sintética; devido a isto, são classificadas como produtos embutidos ou enchidos, não podendo alimentos como patê, por exemplo, serem confundidos com salsichas, pois, apesar de serem também feitos a partir de carne e temperos, não são embutidos.

No momento de sua fabricação, com o intuito de que se obtenha uma maior preservação da salsicha, ela pode ser curada ou até defumada. O preparo da salsicha é uma técnica antiga de preservação de alimento.

Unicentro tem 140 vagas em concurso para professores

 

O novo concurso público para professores da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) terá 140 vagas, em diversas áreas do conhecimento. As inscrições, exclusivamente via internet, serão entre 1º e 20 de outubro deste ano. As provas acontecem no primeiro final de semana de dezembro. O edital completo pode ser acessado por meio do link www.unicentro.br/concursos/cp7/editais/.

O resultado final será divulgado a partir de 7 de dezembro. A Unicentro, que completa 20 anos em 2010, é uma instituição pública que mantém cursos em todos os níveis de ensino, com campi presenciais e polos de ensino à distância em diversas cidades do Paraná. Os três campi maiores ficam em Guarapuava (Santa Cruz e Cedeteg) e Irati.

Outras informações na Diretoria de Concursos e Avaliação da Unicentro, pelo e-mail: dircoav@unicentro.br ou telefone (42) 3621-1084 / 3621-1047.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pós Graduação em Ciências de Alimento - UEM

calendario2011

Interessados no programa de Mestrado ou Doutorado devem acessar o link

http://www.ppc.uem.br/?q=node/8

Aulas de Microbiologia e Tecnologia de Alimentos em slides

Encaminho como sugestão para professores e alunos de Engenharia de alimentos um link com aulas de Microbiologia e Tecnologia de Alimentos em slides, da Médica Veterinária, Samira Mantilla, Licenciada em Ciências Biológicas, Pós-graduanda em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF, Doutoranda em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal pela UFF.

http://microdealimentos.blogspot.com/2009/06/aulas-de-micobiologia-de-alimentos-em.html

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ACERVO DIGITAL REVISTA VEJA


Estou enviando para vocês, um Link de acesso a todas as revistas Veja, editadas pela Abril nesses últimos 40 anos. Da capa à contra-capa, incluindo todas as páginas. É um trabalho impressionante e creio que servirá como fonte de consulta e garimpagem de dados para efetivação de eventuais trabalhos de pesquisa. A revista VEJA abre todo o seu acervo de 40 anos de existência na internet. Todas as edições poderão ser consultadas na íntegra em formato digital no endereço:  ACERVO DIGITAL REVISTA VEJA.
A revista liberou o acervo em comemoração ao seu aniversário de 40 anos. A primeira edição de VEJA foi publicada em 11 de setembro de 1968. O sistema de navegação é similar ao da revista em papel: o usuário vai folheando as páginas digitais com os cliques do mouse.

Congresso internacional da biotecnologia mundial de alimentos

Curitiba vai se tornar a capital da biotecnologia mundial de alimentos a partir de outubro, quando sedia o 4º Congresso Internacional de Bioprocessos na Indústria de Alimentos (ICBF 2010) e o 10º Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ERSCTA). Ambos vão ocorrer de 5 a 8 de outubro no Cietep.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos Regional Paraná (SBCTA-PR), o encontro vai reunir cientistas de várias partes do mundo para debater a tecnologia, a engenharia e a biotecnologia de alimentos. Cientistas da Índia, França, China, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Suíça, Austrália, Canadá, Estados Unidos que desenvolvem pesquisa de ponta na área estarão em Curitiba.

Além desses, pesquisadores nacionais vindos de instituições renomadas como USP, Unicamp, Furg (RS), UEL, UEM, UFPR, PUCPR, Embrapa, UNB, UFMG, entre outras, vão demonstrar pesquisas que desenvolvem sobre uso de probióticos além dos produtos lácteos, com aplicação em bebidas não alcoólicas como mate e água de coco, farinha de algas que pode contribuir na redução de desnutrição infantil e até produção de microalgas na produção de biocombustível, que pode levar o país a dobrar a capacidade de produção em alguns anos.

De acordo com a presidente da SBCTA-PR, Sônia C. Stertz, os temas são todos estratégicos para o desenvolvimento do país e que vão gerar impacto direto sobre o futuro não só da indústria de alimentos, como também em outras áreas da sociedade. “A evolução das enzimas na indústria de alimentos e bebidas, tendências da biotecnologia, os Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) na alimentação humana, animal e culturas agrícolas, a potencialidade dos alimentos funcionais e projetos para o desenvolvimento sustentável das frutas tropicais são alguns dos assuntos tratados durante o encontro”, assinala.

Além das palestras, mesas redondas e cursos, o ICBF trará pela primeira vez a Feira de Inovação, gerando aproximação entre pesquisadores e indústria. Do Paraná, devem participar cerca de 30 pesquisadores que poderão colocar em prática seus estudos. As teses de Mestrado precisam de campo para mostrar seu potencial e esse espaço ainda é muito limitado para o setor da biotecnologia.

O ICBF 2010 tem apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Universidade Positivo.

Serviço

ICBF 2010 - 4º Congresso Internacional de Bioprocessos na Indústria de Alimentos
Informações: (41) 3022-1247
Site: www.icbf2010.com
Informações à Imprensa:
StampaNews
Assessoria de Imprensa SBCTA-PR
(41) 3026-8755 / 9604-2102
Ana Paula de Carvalho

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Bunge Brasil abre inscrições para Programa Trainee 2011

RIO - A Bunge Brasil, empresa de agronegócios, alimentos e fertilizantes, abre até o dia 30 de setembro as inscrições para o Programa Trainee 2011. O objetivo é contratar e desenvolver jovens talentos que estejam concluindo, ou que concluíram, há no máximo dois anos, a graduação. Serão abertas vagas para diversas áreas com salário inicial de R$ 3.500,00, que poderão ser disputadas por candidatos de todo o País. Para concorrer o jovem precisa ter inglês fluente e disponibilidade de mudança para diferentes localidades do Brasil. Características como capacidade para enfrentar desafios e de resolver problemas serão avaliadas. Além disto, deve possuir potencial para gestão, visão global e empreendedora, fácil aprendizado e bom relacionamento.

Cursos desejáveis: Administração, Agronomia, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Direito, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Industrial, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Estatística, Marketing, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informações e Zootecnia.

Os selecionados seguirão um programa de desenvolvimento estruturado pelo período de 24 meses para obterem a visão dos negócios da empresa, adquirindo conhecimento nas diferentes cadeias de valor. O programa, que antes tinha duração de um ano, foi ampliado para que os trainees possam desenvolver melhor suas competências técnicas e comportamentais, bem como o planejamento e desenvolvimento de projetos, vivenciando a cultura e valores da empresa.

Os interessados poderão se cadastrar para o processo seletivo por meio do site: BUNGE BRASIL - Trainees

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Memória em dia: alimentos que estimulam o cérebro


Eles melhoram a concentração e ajudam a aumentar seu rendimento nos estudos por Especialistas.

A fisetina é uma substância que se encontra no morango, pêssego, uva, kiwi, tomate, maçã e também na cebola e espinafre. Segundo o Instituto Salk, na Califórnia (EUA), essa substância vem sendo considerada fundamental para manter a memória jovem, porque sua função é estimular a formação de novas conexões entre os neurônios (ramificações) e fortalecê-las. Os alimentos deste grupo contêm substâncias que facilitam a comunicação entre os neurônios, aumentando também a capacidade de pensar, se concentrar, aprender e memorizar. Confira abaixo alguns nutrientes e minerais amigos do cérebro:

- Zinco, Selênio, Ferro e Fósforo: Sais minerais que participam de inúmeras trocas elétricas e mantêm o cérebro acordado e ativo (elétrico). Presente em todas as sementes e grãos, em raízes e nas folhas verde escuro, iogurtes.

- Vitamina E: Poderosa ação antioxidante. Presente em todas as sementes e grãos, como também em óleos vegetais prensados a frio.

- Vitamina C: Famosa ação antioxidante. Presente nas sementes frescas e cruas que foram pré-geminadas, assim como na maioria das frutas.

- Vitaminas do complexo B: Regulam a transmissão de informações (as sinapses) entre os neurônios, presente nas sementes e nas fibras dos alimentos integrais e proteínas.

- Bioflavonoides: São polifenois com forte ação antioxidante. Além das sementes, são encontrados também no limão, frutas cítricas, uva e nas folhas verde escuro.

- Colina: Participa da construção da membrana de novas células cerebrais e na reparação daquelas já lesadas. Presente na gema do ovo e em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio.

- Acetil-colina: Um neurotransmissor, fundamental para as funções de memorização no hipocampo. Presente na gema do ovo e em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio.

- Fitosterois: Estimulante poderoso do sistema de defesa do organismo, reduzindo proliferação de células tumorais, infecções e inflamações. Presente em todas as sementes e grãos, como também em óleos vegetais prensados a frio.

- Fosfolipídeos (entre eles a Lecitina): Funcionam como um detergente, desengordurando todos os sites por onde passa. Além disso, participam na recuperação das estruturas do sistema nervoso e da memória. Presente em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio.

- Ômega-3: Funciona como um antiinflamatório poderoso, evitando a morte dos neurônios. Existem somente três fontes: os peixes de águas frias e profundas e as sementes de linhaça e prímula.

- Carboidratos: A glicose é a energia exclusiva do cérebro. Por isso, ficar muito tempo sem comer carboidratos diminui a atividade mental. Carboidratos complexos (pão, batata, grãos) são absorvidos mais lentamente, fornecendo energia de forma regular. Já o açúcar dos doces é absorvido tão rapidamente que é armazenado como gordura, sem fornecer energia de modo constante.

- Cafeína: É um potente estimulante do sistema nervoso central. Tem efeitos positivos, como aumento da disposição física e diminuição do sono. Em excesso, causa danos à memória. Café e chá verde.

- Triptofano: Aminoácido que atua no sono e na performance cerebral. Pode ser encontrado no leite, queijo branco, nas carnes magras e nozes.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Lançado o site do XVI Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia de Alimentos

A sbCTA informa que foi já lançado o site do XVI Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia de Alimentos, em português e em inglês, a acontecer de 19 a 23 de agosto de 2012, em Salvador. Trata-se do evento mais importante da área de alimentos a nível mundial e a sbCTA se sente muito honrada e comprometida na organização do mesmo. Para visualizar o site Clique aqui!

XIX Encontro Anual de Iniciação Científica

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO - OESTE, UNICENTRO


CONVITE

 
O Reitor da Universidade Estadual do Centro - Oeste, Unicentro convida Vossa Senhoria para o XIX Encontro Anual de Iniciação Científica, EAIC, evento organizado em parceria com a UEM, UEL, UEPG, UNIOESTE, e UENP.

- Solenidade de Abertura:

28 de outubro de 2010, ás 19 h, no Auditório Francisco Continni do Campus Santa Cruz, Guarapuava.

- Apresentação de grupos de trabalhos, comunicações e pôsteres: 29 e 30 de outubro, das 8 h ás 19 h no Campus Cedeteg, Guarapuava.

                                       Vitor Hugo Zanette

BAIXE VIDEOS PARA SEU HD

Pode ser muito útil para quem leciona ou para palestras .

Quer copiar um vídeo do YouTube para o seu HD sem precisar de nenhum programinha extra? Já precisou extrair apenas o áudio de um filme do site e não sabia como fazer? Então veja como é possível fazer isso usando apenas o seu browser.

Às vezes, com motivos até aparentes, vídeos são sumariamente deletados do YouTube e você pode nunca mais vê-los. Isso, a menos que você faça backup deles e guarde o conteúdo no aconchego do seu disco rígido. Para tanto, existem pencas de programinhas como o YouTube Downloader, o VDownloader e o DeskTube.

Mas, dá para fazer a coisa de um jeito muito mais fácil. No próprio navegador, não importando qual deles, basta alterar a URL do vídeo que está em exibição. Se você apenas quiser baixar o arquivo para backup substitua o ‘Y’ do youtube.com por um número ‘3’. O que era http://www.youtube.com/watch?v=PS_cCBkP2Jo vira http://www.3outube.com/watch?v=PS_cCBkP2Jo.

Pronto, o browser vai ser redirecionado para uma página que pergunta se você quer baixar o vídeo em MP4 ou em Flash (FLV). Daí é só clicar e baixar. Simples assim.

Outra opção que funciona com essa mesma pegada é o KickYouTube. Experimente adicionar a palavra ‘kick’ na frente de ‘youtube’ na URL de qualquer vídeo. A página será recarregada com a adição de uma barra de ferramentas que traz opções para baixar o conteúdo em formato MP4, FLV, FLV de alta definição, 3GP (para celular), nas resoluções específicas do iPhone e do PSP e até em GIF animado!

Outro recurso útil do KickYouTube é capturar apenas o áudio do vídeo, salvando o conteúdo em MP3. Assim, você pode transformar o portal de vídeos em ferramenta para baixar música.