sábado, 26 de fevereiro de 2011

Estudantes inventam biofiambre de legumes

fonte:CorreiodoMinho

Alunos de Viana do Castelo criaram «uma alternativa ao fiambre tradicional para vegetarianos

Três alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) inventaram o biofiambre de legumes, um produto «pensado» para consumidores vegetarianos, informou esta sexta-feira o IPVC.

Em comunicado, o IPVC afirma que o biofiambre de legumes é «interessante» para vários consumidores nomeadamente aqueles que têm preocupações ecológicas e para os que procuram alimentos saudáveis e inócuos.

Ana Catarina Magalhães, José Renato Faria e Rosa Alves, alunos do 3.º ano do curso de Engenharia Alimentar da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC inventaram o produto e explicaram à Lusa que a matéria-prima é proveniente de agricultura biológica sendo apenas submetida a um branqueamento moderado com o objectivo de intensificar o seu sabor.

O processo de fabricação do biofiambre de legumes é: «uma vez refogados os legumes e homogeneizada a mistura, o produto é submetido a uma pasteurização, como forma de conservação, seguindo-se uma maturação controlada, de forma a garantir a sua consistência e textura, muito semelhante à do fiambre» revelaram os alunos.

O biofiambre não contém adição de corantes e conservantes e os métodos de conservação utilizados são a pasteurização seguida de refrigeração que, «para além de conservar as suas características organoléticas, é uma garantia de segurança para o consumidor», dizem ainda os mentores do projecto.

O produto é «uma alternativa ao fiambre tradicional para vegetarianos e uma agradável proposta para os não vegetarianos», dizem ainda os alunos.

A ideia nasceu após a constatação da necessidade de variedade de produtos e também da crescente preocupação com as dietas alimentares, tendencialmente mais ricas em produtos à base de vegetais, ricos em bioactivos.

O biofiambre de legumes foi um dos projectos seleccionados paras estar representado no espaço FOOD I&DT da edição 2011 da Feira Alimentaria & Horexpo, que vai decorrer em Lisboa de 27 a 30 de Março.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pós-Graduação: Toledo relança Microbiologia Agroindustrial

 

Qualificar para o exercício prático-laboratorial é foco do curso. Aulas começam em abril

 

Com número de vagas limitado, inscrições seguem até 19 de março.

Continuam abertas as inscrições para os cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Paranaense – Unipar. Com opções de cursos em todas as áreas do conhecimento, os profissionais podem se inscrever pela internet e garantir mais um passo em sua carreira profissional.

Entre as opções no Campus Toledo está a especialização em Microbiologia Agroindustrial. Direcionada aos profissionais de Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária, Zootecnia, Tecnologia de Alimentos, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção e áreas afins, o curso segue com inscrições abertas para sua segunda turma até 19 de março. As aulas começam em 15 de abril e seguem em regime quinzenal, às sextas-feiras e aos sábados.

Com 30 vagas disponíveis e sob coordenação da professora Juliana Bernardi Wenzel, o curso visa qualificar os profissionais para o exercício prático-laboratorial, bem como otimizar a utilização de novas técnicas na área de microbiologia. Mestres e doutores compõem o corpo docente qualificado e apto para receber o pós-graduando e repassar experiências, novos conhecimentos e vivência de mercado.

A grade curricular de 390 horas engloba dezessete disciplinas: Bioética e Biossegurança, Fisiologia Microbiana, Genética Microbiana, Gerenciamento de Resíduos Agroindustriais, Introdução a Microbiologia, Metodologia do Ensino Superior, Metodologia da Pesquisa Científica, Microbiologia Aplicada à Pecuária, Microbiologia Aplicada à Piscicultura, Microbiologia Aplicada à Produção Vegetal, Microbiologia Aplicada à Industria Alimentícia, Microbiologia da Água, Métodos Biotecnológicos em Análise Microbiológica de Alimentos, Planejamento Experimental e Otimização de Bioprocessos, Processos de Fermentações Industriais, Produto de Origem Microbiana e Virologia.

Para mais informações e a lista completa de cursos, clique

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Etiqueta avisa consumidor que comida está estragada

 

001
 
 
Você fica duvida se a o alimento que você compra esta fresco ?, agora uma empresa japonesa desenvolveu uma nova tecnologia em etiquetas que promete acabar com esta duvida, o produto, que foi inventado por designers japoneses, inutiliza código de barras quando degradação atinge limite máximo O estúdio de design japonês To-Gewnko desenvolveu uma etiqueta que indica se carnes, queijos e outros alimentos expostos nas prateleiras de frios dos supermercados estão frescos ou não.

O adesivo muda de cor conforme a quantidade de amônia vai se alterando na embalagem. A substância é liberada no processo de degradação. Quando a quantidade de amônia é muito elevada, a etiqueta inutiliza o código de barras, impedindo a venda do alimento.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PCTA - UFES Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos - Nível: MESTRADO

ATENÇÃO - INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO

CRONOGRAMA:
  • De 14 a 21 de fevereiro de 2011 - Período de Inscrição;
  • Dia 28 de fevereiro de 2011, das 8:00 às 12:00 horas - Exame de conhecimento em Ciência e Tecnologia de Alimentos;
  • Dias 01 e 02 de março de 2011 - Entrevista; e
  • Dia 04 de março de 2011 - Publicação do Resultado Final.

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos - PCTA em nível de Mestrado, aprovado pela CAPES em novembro de 2010 e oficializado pelo Conselho Universitário da UFES em dezembro de 2010, iniciará suas atividades acadêmicas em março de 2011.
O curso de Mestrado ofertado pelo PCTA, conceito 3 - CAPES, tem por objetivo a capacitação de profissionais para atividades de docência, de pesquisa e funções técnicas nas seguintes áreas de conhecimento: Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem Animal; Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal; Ciências dos Alimentos no que se refere aos aspectos químicos, bioquímicos, físico químicos, nutricionais, toxicológicos e microbiológicos
O Curso de Mestrado tem duração de 24 meses, período em que, dentre outras exigências, o estudante deve: (1) cursar 24 créditos, (2) defender o projeto da dissertação, (3) atender a exigência de seminário, (4) comprovar proficiência em língua inglesa e (5) redigir, defender e publicar a dissertação conforme normas da Instituição.

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

O Programa conta com uma área de concentração em Ciência de Tecnologia de Alimentos e as três linhas de pesquisa:
  1. Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem Animal
  2. Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal
  3. Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada

Público Alvo

Graduados em Agronomia, Economia Doméstica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola, Nutrição, Zootecnia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Farmácia e Bioquímica.

Bolsa - Mestrado

A oferta de bolsas de mestrado dependerá da disponibilidade de oferta das agências de fomento, como CAPES, CNPq e FAPES. Os critérios de distribuição são definidos pela Comissão de Seleção & Bolsas, indicada pelo colegiado do Programa.