sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Farinha Mista de Banana e Castanha em Rio Branco

 
RIO BRANCO -  A unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuário do Acre (Embrapa/AC), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realiza os primeiros testes sensoriais com quatro novas formulações do produto castanha do brasil com a farinha mista de banana.

A degustação ocorreu 02/12/2010, com 40 estudantes da escola de ensino fundamental São Camilo que experimentaram as novas versões do mingau à base dessa mistura, preparado no laboratório de tecnologia de alimentos da Unidade. As sessões de degustação visam avaliar critérios como aparência, textura e sabor do alimento.

A atividade faz parte das ações do projeto ”Alimentare”, financiado pela Fundação de Tecnologias do Acre (Funtac), que tem entre os seus objetivos o desenvolvimento de uma formulação resultante da mistura das farinhas de banana e castanha, para industrialização, visando à sua incorporação no cardápio da merenda escolar.

Os testes com as novas formulações envolvem a participação de estudantes de diversas escolas e visam validar a aceitação do produto no mercado. “A combinação que mais agradar passará por outras análises, incluindo as propriedades físico-químicas (granulometria, proteínas, lipídios, amido, açúcares e outras características nutricionais), além de testes com embalagens”, explica o analista da Embrapa Acre, Vlayrton Maciel.

O projeto também vem estudando outros aspectos dessas formulações como o tempo de prateleira.  Uma parceria com o Grupo Miragina S. A. prevê a industrialização do produto produto final. De acordo com a engenheira de alimentos Rejane Maria Neiva, as misturas têm composições diferenciadas, com percentuais distintos das farinhas de banana e castanha, entretanto,  isto não interfere no seu valor nutricional.

“O principal diferencial é o sabor, que pode ser mais ou menos acentuado, dependendo da quantidade das farinhas na mistura. É importante que a criança goste do que come porque este fator é decisivo para atrair o interesse pelo alimento”, diz.

SuperfarinhaA farinha mista de banana e castanha-do-brasil, conhecida como “superfarinha”, foi desenvolvida pela Embrapa Acre como alternativa para agregar valor a estes produtos e ampliar o seu consumo dentro e fora do Estado. 

Os estudos coordenados pela pesquisadora Joana Leite, responsável pela área de tecnologia de alimentos da Unidade, resultaram em um alimento que reúne o sabor exótico e as propriedades nutritivas de dois produtos regionais, bastante consumidos pela população local e de outros estados.

“Até então, utilizamos apenas uma formulação composta por 28% de farinha de banana e 20% de farinha de castanha. A idéia é chegar uma mistura saborosa, de baixo custo e elevado valor nutricional, a partir de produtos abundantes na região, para uso na alimentação infantil”, explica Rejane Neiva.

A busca por alimentos saudáveis coloca cada vez mais os produtos regionais na mesa do consumidor. A banana está entre as frutas mais consumidas no mundo, tanto pelo sabor que agrada aos paladares mais exigentes, seja in natura ou em pratos variados, como pelas propriedades nutricionais que apresenta.  Fonte de vitaminas e potássio, seu consumo regular proporciona benefícios à saúde humana, ajudando a prevenir doenças.

No caso da castanha, produto tipicamente regional, a amêndoa é rica em vitaminas, proteínas, lipídios, gorduras, carboidratos, fibras, magnésio, potássio e selênio - mineral que ajuda no combate aos radicais livres. Em quantidades adequadas, pode ajudar no combate à desnutrição infantil e na prevenção de doenças do coração e de alguns tipos de câncer.

A farinha mista pode ser utilizada no preparo de alimentos como mingau, bolos, biscoitos e pães.  Os testes com as novas formulações do produto continuam durante o mês de dezembro, com a participação de escolas da rede pública de ensino, localizadas no município de Rio Branco.

A partir da próxima semana, a atividade será realizada na cozinha experimental do Núcleo Móvel de Transferência de Tecnologias Agroindustriais da Embrapa (Nutec Móvel), carreta adaptada que levará as sessões de degustação para o ambiente escolar. (NS)

fonte: Portalamazonia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário