quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Congresso internacional da biotecnologia mundial de alimentos

Curitiba vai se tornar a capital da biotecnologia mundial de alimentos a partir de outubro, quando sedia o 4º Congresso Internacional de Bioprocessos na Indústria de Alimentos (ICBF 2010) e o 10º Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ERSCTA). Ambos vão ocorrer de 5 a 8 de outubro no Cietep.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos Regional Paraná (SBCTA-PR), o encontro vai reunir cientistas de várias partes do mundo para debater a tecnologia, a engenharia e a biotecnologia de alimentos. Cientistas da Índia, França, China, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Suíça, Austrália, Canadá, Estados Unidos que desenvolvem pesquisa de ponta na área estarão em Curitiba.

Além desses, pesquisadores nacionais vindos de instituições renomadas como USP, Unicamp, Furg (RS), UEL, UEM, UFPR, PUCPR, Embrapa, UNB, UFMG, entre outras, vão demonstrar pesquisas que desenvolvem sobre uso de probióticos além dos produtos lácteos, com aplicação em bebidas não alcoólicas como mate e água de coco, farinha de algas que pode contribuir na redução de desnutrição infantil e até produção de microalgas na produção de biocombustível, que pode levar o país a dobrar a capacidade de produção em alguns anos.

De acordo com a presidente da SBCTA-PR, Sônia C. Stertz, os temas são todos estratégicos para o desenvolvimento do país e que vão gerar impacto direto sobre o futuro não só da indústria de alimentos, como também em outras áreas da sociedade. “A evolução das enzimas na indústria de alimentos e bebidas, tendências da biotecnologia, os Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) na alimentação humana, animal e culturas agrícolas, a potencialidade dos alimentos funcionais e projetos para o desenvolvimento sustentável das frutas tropicais são alguns dos assuntos tratados durante o encontro”, assinala.

Além das palestras, mesas redondas e cursos, o ICBF trará pela primeira vez a Feira de Inovação, gerando aproximação entre pesquisadores e indústria. Do Paraná, devem participar cerca de 30 pesquisadores que poderão colocar em prática seus estudos. As teses de Mestrado precisam de campo para mostrar seu potencial e esse espaço ainda é muito limitado para o setor da biotecnologia.

O ICBF 2010 tem apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Universidade Positivo.

Serviço

ICBF 2010 - 4º Congresso Internacional de Bioprocessos na Indústria de Alimentos
Informações: (41) 3022-1247
Site: www.icbf2010.com
Informações à Imprensa:
StampaNews
Assessoria de Imprensa SBCTA-PR
(41) 3026-8755 / 9604-2102
Ana Paula de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário